quinta-feira, 9 de agosto de 2012

5 Coisas Importantes na Preparação de um Casamento

Cinco dicas primordiais que ajudam a planejar o casamento são escolher a data, escolher os fornecedores dos serviços, pesquisar a inspiração, selecionar os convidados, e a personalização do casamento!

É importante que os noivos tenham em mente em que época vão querer casar, em nosso caso escolhemos o verão (ao cair da tarde), já que um desejo antigo do meu noivo é fugir um pouco do habitual, por este motivo ele sempre quis casar perto da praia. Para tanto, é necessário pensar nos riscos e nas vantagens na data escolhida e se o estilo do casamento está compatível com a época desejada?
A data escolhida influenciará também, a escolha do buffet, o salão da festa, o vestido da noiva, o cardápio, os horários da cerimônia e da recepção. 
Muito cuidado com as escolhas erradas...

Após a definição da data, que no nosso caso provavelmente será no dia 22 de dezembro de 2012 ou 06 de janeiro de 2013, é hora de estabelecer um orçamento, quanto você e o noivo querem gastar no casamento? 
É hora de usar o papel, a caneta, a calculadora e o telefone, porque, minha amiga, você vai pesquisar de tudo e com todos, fazer várias ligações e aqui a ordem é economizar! Rsrs..

Só depois de muita pesquisa, degustações e conversas com diversos profissionais é que a noiva pensa em fechar o contrato. Exija sempre um contrato bem elaborado e explicado do serviço contratado. Como já disse, a ordem aqui é economizar, pois começamos a organizar nosso casamento com apenas 6 meses de antecedência! Isso mesmo que vocês leram S-E-I-S meses... Mas, com fé em Deus dará tudo certo!

Depois disso é hora da pesquisa e a busca por inspirações e referências, essa é a parte mais prazerosa, claro, antes de ver seu sonho concretizado. Quando a minha busca por inspirações começou, abri uma pasta em meu computador e comecei a salvar as fotos, sites, vídeos, tutoriais e todo o que envolve o mundo de casamentos. Eu por exemplo, sonhava com um casamento glamouroso e sofisticado, mas pelo tempo e recursos financeiros que dispomos, resolvemos optar por um estilo mais simples, lindo e delicado para o casamento, mas sem perder o ar romântico, então minhas buscas foram direcionadas para esse tema, tenha sempre na cabeça que estilo querem seguir, que decoração realmente agrada o casal...

Tenha em mente a quantidade de pessoas que vocês irão querer no casamento. É importante chamar só aqueles que fizeram parte da história do casal, que torçam por vocês e querem somente o bem do casal. Nada de chamar aquele parente que o casal nem sabia que existia ou aquele colega do primário que estudou com sua vó. Depois de feita uma prévia da lista de convidados, é hora de procurar um tamanho condizente com o número de convidados – lembre-se de sempre ter uma margem a mais do número total de convidados, ainda mais se não tiver convites individual para controlar a entrada, pois as pessoas costumam levar outros conhecidos. Rsrs... E enfim, o seguro morreu de velho! 

Para uma última dica eu me lembro de uma coisa muito importante, que está fazendo a cabeça de muitas noivas econômicas e com certeza faz a minha cabeça! A personalização do casamento, fazer que o casamento tenha a cara do casal. Na internet há vários tutoriais, vídeos e inúmeras dicas de como fazer lembrancinhas, buquês, porta guardanapos, arranjos de mesa, convites, etiquetas, rótulos, doces, são muitas opções de “faça você mesma”, basta a noiva ter paciência para pesquisar e disposição para fazer os passos. São ótimos para a economia, os trocados economizados que podem ser usados em outras coisas, como uma viagem de lua de mel mais elaborada.

Enfim, essas são as coisas que acho mais importantes para a preparação de um casamento. É muito importante que nós noivas tenhamos a cabeça no lugar e pé no chão antes de tudo. Não adianta nada sonharmos com uma escultura de gelo em pleno calor do Rio de Janeiro, ou um casamento praiano em pleno inverno no sul do país. Um pouco de bom senso nas escolhas e a mente aberta não faz mal a ninguém.

E calma! Fique calma, não resolva tudo sozinha, compartilhe suas ideias, chore, grite, desabafe principalmente com o noivo, ainda mais se ele for participativo e companheiro como o meu, pergunte o que ele acha sobre um determinado assunto, não o exclua, deixe sua família participar, participar e não se intrometer e dá palpites errados. E aproveite bastante, saia de vez em quando, ria, aproveite seu dia, o seu casamento e tenha somente boas lembranças desse dia que com a plena certeza, vai ser um dia inesquecível.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Hummm, vai comentar?!!!! Rsrs.. Agradeço sua visita e carinho!
Deixe o seu link para que eu possa retribuir o carinho...

Um Beijo GRANDE!